Sabemos o que era prioritário para a igreja primitiva por que, em Atos 2.42, nós somos informados daquilo a quê “eles se dedicavam”. O verbo dedicar conota firmeza, constância, inflexibilidade, fidelidade exclusiva com relação a determinada ação ou direção. Mas a que eles se dedicavam com constância e fidelidade exclusiva? A que toda e qualquer igreja deve se dedicar com firmeza e fidelidade exclusiva? Leia Atos 2.42, 47.
42 Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. […] 47 louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos.
Perceberam? As prioridades da igreja modelo
são: ensino, comunhão, adoração, e evangelização.
A igreja modelo
Para concluir, permitam-me fazer quatro aplicações sobre a igreja modelo.
A igreja modelo é composta por pessoas salvas, não perfeitas. A igreja modelo equilibra bem as suas prioridades: ela adora a Deus, edifica e cuida uns dos outro e evangeliza os que estão de fora. Ela olha sempre em três direções: para Deus, para ela mesma e para os de fora.
A igreja modelo colherá seus frutos na medida em que praticar aquilo para o que ela foi chamada.
A igreja modelo conhece bem a relação entre salvação e igreja: Deus é quem acrescenta novos membros à igreja através do esforço diário dos cristãos na evangelização; salvação e participação na igreja andam juntas: Deus não acrescenta na igreja para depois salvar nem salva sem acrescentar na igreja, o que lemos é que “o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos”.
Sejamos uma igreja modelo. Seja você um cristão modelo.
Cuide do seu perfil (seja salvo e viva como um salvo; integre-se à igreja);
Reveja as suas prioridades (Palavra, comunhão, adoração e evangelização); e
Atente-se para as suas práticas (fé, amor, cura e evangelho).