A mansidão é um dos grandes princípios da vida cristã. Mansidão é, entre outras coisas, ter a capacidade de permanecer imperturbável diante de certos problemas. A mansidão nos permite agir de maneira mais centrada, tomar decisões e fazer as coisas sem estar completamente tomado pela raiva, nervosismo ou ira. Além disso, a mansidão fará com que seus familiares e outras pessoas do seu convívio vejam em você uma conduta positiva, firme e tranquilizadora. Isso demonstrará sabedoria, confiança e fé que recebemos através da Palavra de Deus.
A mansidão de Jesus é um exemplo a ser seguido por todos nós.
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma.” Mateus 11:28-29.
O que Jesus está dizendo é que:
A mansidão não é algo que se recebe, é uma coisa que se aprende.
A mansidão e a humildade caminham juntas.
A mansidão traz descanso para sua alma.
Contudo, também é importante não confundir ser manso com ser abobado, palerma ou tolo. Muitos têm adotado uma postura “abobada” diante de sérios problemas familiares, dificuldades e lutas que enfrentam. Vejam o caso do rei Acabe (1Reis 20:1), que admite que o inimigo vá dentro de sua casa e tome suas coisas, seus filhos e filhas, suas mulheres além de todo ouro e prata que em sua casa tivesse. O rei Acabe teve uma atitude “palerma” diante de tal afronta. A mansidão não se trata de ser bobo, mas de ter a sabedoria de não perder a cabeça e conseguir resolver a situação da melhor forma possível!
“Quem dentre vós é sábio e inteligente? Mostre, pelo seu bom trato, as suas obras em mansidão de sabedoria.” Tiago 3:13.
“Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão, olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado.” Gálatas 6.1.
“E ao servo do Senhor não convém contender, mas, sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor; instruindo com mansidão os que resistem, a ver se, porventura, Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade e tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em cuja vontade estão presos.”
II Timóteo 2:24-26.
Pastor Alexandre F. Coutinho
IIGD VILA SÃO LUIZ